sábado, 10 de abril de 2010

1/3 da populaçao ja estão seguindo a Cristo

O cristianismo é praticado atualmente por pelo menos um terço da população mundial, o que faz da religião a maior do mundo em número de fiéis.

A religião surgida na Palestina, no primeiro século depois de Cristo, tem mais de dois bilhões de seguidores.


Os alicerces do cristianismo são baseados nos ensinamentos de Jesus Cristo (4a.C-29d.C). No entanto, dois mil anos depois de seu nascimento, o mundo experimenta várias formas de cristianismo divididas em diferentes denominações.


A maior divisão existe entre ortodoxos, também conhecidos como cristãos do Oriente, e os cristãos do Ocidente, que por sua vez também se subdividiram entre cristãos católicos e protestantes.


Cristianismo e Missões

O cristianismo é desde seu nascimento uma religião com caráter fortemente missionário: procura converter pessoas à mensagem de salvação de Jesus Cristo.

Jesus mesmo, segundo a Bíblia, iniciou seu ministério de pregador itinerante aos 30 anos anunciando o reino de Deus e o arrependimento dos pecados.


Apesar das divisões, na maioria das vezes de caráter doutrinário, muitos cristãos acreditam que deve haver respeito pelo que há de bom e verdadeiro em outras culturas e religiões.


O cristianismo é uma religião monoteísta, isto é, defende a existência de um só Deus, que criou o mundo e tudo o que nele há e continua sendo uma força ativa no universo. Os seres humanos também foram criados por Deus, mas têm o livre-arbítrio e são responsáveis pelas suas próprias vidas.


Ou seja, enquanto ser humano e criatura de Deus, o indivíduo tem o direito de escolher, inclusive se quer acreditar em Deus ou não.

Mas a Bíblia também diz que, seja qual for a escolha que o ser humano faça, ele terá que um dia aparecer diante Deus para prestar contas de seus atos. De acordo com essa crença, Deus vai julgar todas as ações dos seres humanos.

A santíssima trindade

De acordo com o cristianismo, Deus se revela em três pessoas: pai, filho (Jesus Cristo) e Espírito Santo. Essas três pessoas fazem parte de uma unidade, conhecida como a trindade.

Esse é talvez um dos dogmas mais discutidos por teólogos e intelectuais.

Muitos aceitam a divindade de Deus, mas não entendem que ele possa ter um filho, como no caso dos muçulmanos e dos judeus.

Alguns estudiosos, no entanto, usam a metáfora da água para explicar que uma caraterística de Deus não exclui a outra.

Ou seja ele é pai, é filho e espírito sem deixar de ser Deus. No caso da água, os estados sólido, líquido e gasoso têm funções diferentes, mas não deixam de ser água em sua essência.

Segundo o cristianismo, Deus é perfeito, está em todos os lugares, sabe de tudo, criou o universo e o mantém funcionando.

Deus intervém no mundo, e ama todos incondicionalmente. O ser humano pode se aproximar de Deus através de oração, adoração, louvor, amor e experiências espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário